Sabe do que um bom churrasqueiro gosta de passar longe? Daquela faca sem fio, que não desliza na hora de cortar a carne e que dificulta a arte de servir um bom churrasco. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o segredo para mantê-la bem afiada está na forma como utilizamos o utensílio, por isso vamos dividir com você a seguir hábitos cotidianos que tiram o fio da faca.

Quer saber quais são eles? Então, continue aqui com a gente!

Quando vamos planejar um bom churrasco, além dos pratos principais, como a carne e/ou legumes que vão para a churrasqueira, o pão de alho, vinagrete e a farofa, é fundamental garantir os utensílios básicos que vão ajudá-lo na hora do preparo, entre eles está a faca afiada, que é fundamental para fazer um corte certo e preciso. 

Portanto, para começar este texto, é importante entender o que é o fio da faca. Este nada mais é do que o ponto de encontro dos dois lados da parte cortante. Pequenos pontos entortados ou um dentinho na lâmina são suficientes para o seu utensílio deixar de funcionar como esperado. 

E quando falamos das formas de perder o fio da faca, uma das primeiras coisas que aparece na lista é a famosa cebola, que é popularmente conhecida como inimiga das facas afiadas. Mas, dizer que ela tira o fio é um grande mito que circula de geração em geração e, pode ficar tranquilo: cortar cebola não é o motivo de a sua faca estar sem corte.

 

Então, vamos aos motivos reais!

  • Usar a faca em superfícies rígidas como pratos, vidros e porcelana

Prefira usar tábuas de madeira ou policarbonato, pois as de pedra ou vidro danificam e muito a sua faca. Por isso que muitas pessoas acham que é a cebola o problema, quando, na verdade, o que tira o fio é a superfície rígida por onde passa a faca na hora de cortá-la.

  1. Lavar a faca com o lado verde da esponja

Ela é abrasiva, ou seja, quando a parte verde entra em contato com a faca, ela pode desgastar o fio. Quando for lavar a lâmina das suas facas, prefira o lado amarelo da esponja. 

  • Cortar ossos e espeto de churrasco

Quando você precisar fazer esse tipo de corte, use o utensílio correto para isso: o cutelo! As facas não podem ser usadas para essa finalidade, pois a superfície dura estraga facilmente o fio. 

  • Guardar facas com outros objetos sem a proteção adequada

O atrito e as possíveis batidas que podem acontecer entre os utensílios da sua gaveta são o bastante para tirar o fio da faca, portanto, se for guardá-la nesse local, use uma proteção para a lâmina. 

  • Lavar as facas na máquina de lavar louça

Ao contrário do mito popular, não é a água quente da máquina de lavar louça que prejudica a afiação. Na verdade, é o atrito que acontece entre os objetos durante o processo de lavagem. Portanto, para prevenir surpresas desagradáveis, prefira lavá-la do jeito tradicional.

  • Afiar a faca com utensílios inapropriados 

Quando você faz a afiação da faca com lixas ou motor, a lâmina é aquecida em uma temperatura alta e isso tira o tratamento térmico do utensílio. O mesmo acontece se você aquecer sua faca na chama do fogão. Por isso, evite esses dois exemplos! Aqui você pode conferir como afiar sua faca perfeitamente!

  • Usar  a faca no lugar de uma chave de fenda ou abridor de lata

Usar sua faca no lugar das ferramentas corretas é motivo para aposentar seu utensílio. Na maioria das vezes, é quase impossível recuperar o fio depois desse tipo de atrito. 

 

Esses foram 7 exemplos de coisas que fazemos no nosso dia a dia que afeta facilmente a afiação. Risque-as dos seus hábitos que, com certeza, o fio da faca vai ficar no ponto por muito mais tempo.

E você, tem outros segredos para evitar que o fio da faca se perca? Conte para nós em nossas redes sociais: FacebookInstagram, e YouTube . E aproveite para nos seguir por lá!

Deixe um comentário